TELEFONE: (11) 2367-4004 / 3486-5059

Informativos



02/10/2019 Prisão domiciliar por falta de vagas no semiaberto não impede saída temporária
Prisão domiciliar por falta de vagas no semiaberto não impede saída temporária de reeducando. Decisão é da 6ª turma do STJ.

A Defensoria Pública do Estado do RS impetrou o HC no qual alegou que o paciente preenche os requisitos para concessão das saídas temporárias, argumentando que ele está formalmente em regime semiaberto, mas se encontra em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, por culpa do Estado, em virtude da falta de estabelecimento adequado para o cumprimento de pena. Assim, afirmou que não há que se falar em incompatibilidade da prisão domiciliar com a saída temporária.

Em 1º grau, foram deferidas 35 saídas temporárias, mas o TJ de origem reformou a decisão, entendendo que o apenado não faz jus ao benefício por se encontrar em prisão domiciliar.

O ministro Nefi Cordeiro, relator do HC no STJ, considerou que o benefício da saída temporária tem como objetivo a ressocialização do preso e é concedido ao apenado em regime mais gravoso (semiaberto).

Assim, para o ministro, "não se justifica negar a benesse ao reeducando que somente se encontra em regime menos gravoso – aberto, na modalidade de prisão domiciliar –, por desídia do próprio Estado, que não dispõe de vagas em estabelecimento prisional compatível com o regime para o qual formalmente progrediu".

O relator considerou que o paciente preencheu os requisitos objetivos e subjetivos do artigo 122 e seguintes da lei de execuções penais, como observado pelo juízo de 1º grau, além de estar sob monitoramento eletrônico.

"Nessas condições, a concessão do benefício é medida que se impõe, por encontrar amparo legal, reconhecendo-se a ilegalidade arguida pela defesa."

Dessa forma, o ministro votou por conceder o HC para restabelecer decisão que deferiu o benefício ao paciente. O voto foi seguido à unanimidade pela 6ª turma do STJ.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI312200,31047-Prisao+domiciliar+por+falta+de+vagas+no+semiaberto+nao+impede+saida

Informativos

> Candidato eliminado de concurso por ter “mordida aberta” voltará ao certame
> CNMP aplica advertência a Deltan Dallagnol por críticas ao Supremo
> Perda de cargo não altera foro se instrução já foi encerrada
> Código Penal deve prevalecer sobre o de Trânsito em caso de recusa de bafômetro
> Juiz envia ofício à corregedoria de Justiça por “confusão processual” de advogado
> Falecimento da mãe de advogada é justa causa para suspensão de processo
> Advogado que teve exercício profissional suspenso por ofender magistrados pode voltar a atuar
> Pagamento de pensão após término da obrigação legal não gera compromisso eterno
> Banco indenizará idosa por excesso de ligações de cobrança
SILVA & PAIXÃO ADVOGADOS ASSOCIADOS ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . .

SILVA & PAIXÃO ADVOGADOS ASSOCIADOS - SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA NA CAPITAL PAULISTA - Direito Civil, Família, Trabalhista, Criminal e Empresarial. Constituída há mais de 10 anos, SILVA & PAIXÃO AVDOGADOS ASSOCIADOS é um escritório de advocacia especializado em Direito Civil, Família, Trabalhista, Criminal e Empresarial. silva e paixão advogados, airiliscassia silva da paixão, escritório de advocacia centro sp, escritório de advocacia Butantã sp, escritório de advocacia Osasco sp, advogados Butantã sp, advogados centro sp, advogados advogados Osasco sp, advogados zona sul sp, advogados zona leste sp, advogados zona oeste sp, advogados zona norte sp, advogado criminal Osasco, advogado criminal Butantã, advogado criminal centro sp, paixão e silva advogados, advocacia zona leste sp, advocacia zona norte sp, advocacia zona oeste sp, advocacia zona sul sp, advocacia no Butantã, advocacia em Osasco, advogado trabalhista centro sp, advogado trabalhista Butantã, advogado trabalhista zona leste sp, advogado trabalhista zona oeste sp, advogado trabalhista zona sul sp, advogado trabalhista Osasco, advogado em são Paulo, advogados em são Paulo, advogados sp, advogados na capital são Paulo, direito civil, advogados Inhambupe, advogados em Inhambupe, escritório de advocacia Inhambupe, advocacia em Inhambupe, advocacia Inhambupe, advogado criminal Inhambupe, advogado trabalhista Inhambupe, advogado cível Inhambupe,

. . . . .